• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
sexta-feira, 24 de agosto de 2012 às 14:01 Postado por Gustavo Jacondino 0 Comments

Imagem

Sabe aqueles filmes que mesmo partindo de uma premissa dramática consegue deixar no ar uma sensação de esperança e bem-estar? É o que acontece quando assistimos a esse filme de Cameron Crowe.
Benjamin Mee (Matt Damon) é um pai de família que decide que precisa recomeçar sua vida após o falecimento da esposa. Desta forma, ele e seus dois filhos se mudam para um zoológico em péssimo estado de conservação, onde, com a ajuda de uma equipe de funcionários, tentam fazer com que o local recupere o brilho perdido.

Cameron Crowe investe em filmar a tentativa de Benjamin de reconstruir a própria vida ao lado dos filhos, pontuando lembranças que vão surgindo aos poucos na projeção, pontuadas pela bem sucedida trilha sonora, prazer a parte nos filmes de Crowe, sempre fazendo uma mesura ao rock. Os filhos já reagem à perda de maneira diferente. Enquanto o jovem Dylan, de 14 anos (pelo menos é o que ele acha) reage negativamente, de maneira agressiva e destrutiva, mostrando que sente a perda não só da mãe, mas também dos amigos e, por conseguinte, do pai, a jovem Rosie tenta ajudar o próprio pai, tornando-se sua inseparável companheira e contribuindo para a decisão do pai de comprar um zoológico. Tudo bem que uma criança não tem a visão de mundo de um jovem ou de um adulto (o diálogo sobre o coelhinho da páscoa é muito bom), mas por vezes a inocência de uma criança é o que nos falta na vida.

Mas Cameron Crowe não procura focar nos dramas mais pesados que sua história pudesse sugerir, mas na mudança renovadora que seus personagens sofrem, a fim de tentar reconstruir laços de família que se encontram fragilizados. E é bom ver Matt Damon se dando bem num personagem que não costuma interpretar, seguido de uma Scarlett Johansson bem adequada. É um filme suave para se ver com a família e que se resolve bem ao fim da projeção, mesmo contando com elementos tradicionais para dar substância e credibilidade ao que foi mostrado. Se você pensar em uma fábula sobre família, funciona.


Direção: Cameron Crowe

Elenco: Elle Fanning, Lily Miska, Matt Damon, Scarlett Johansson, Kelly Foster, Colin Ford, Maggie Elizabeth Jones
 

0 Amantes do cultcomentario até agora.

Postar um comentário