• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
sexta-feira, 3 de agosto de 2012 às 22:44 Postado por Gustavo Jacondino 0 Comments

 

É difícil olharmos para esta reinvenção do mais popular herói da Marvel e não traçar uma comparação daquela aventura muito bem dirigida por Sam Raimi há dez anos.


O próprio longa tenta não criar elementos parecidos com os filmes de Raimi, como, por exemplo,  a recorrente frase “grandes poderes implicam em grandes responsabilidades” tem uma versão alternativa em O Espetacular Homem Aranha, como se estivesse olhando para o filme de dez anos atrás, mas rapidamente desviando o olhar. Infelizmente essa é a impressão que fica por termos duas versões do mesmo personagem em um intervalo de tempo muito curto. Uma tentativa descarada de repetir a mesma fórmula para obter o mesmo sucesso financeiro.


Mas, mesmo assim, O Espetacular Homem Aranha é um bom filme. Seu tom é mais adolescente com toques dramáticos, em contrapartida ao tom de humor negro que Raimi imprimiu em seus filmes, elemento recorrente na cinematografia do diretor, o que justifica a presença de Marc Webb na direção de filme, tendo realizado anteriormente o esteticamente agradável "500 Dias com Ela". Até mesmo a história ganha força ao invocar a origem do próprio Peter Parker ao se referir aos seus pais. E seu talento científico também ganha destaque ao sintetizar a teia e os lançadores. A presença de Peter e Gwen na tela também dá força ao filme, investindo numa personagem que, ao contrario de Mary Jane, que tinha uma queda pelos “garotos populares” da escola e só posteriormente se descobriu apaixonada por Peter (ou, na verdade, pelo Homem Aranha) a nossa Gwen Stacy se orgulha de ser a primeira da classe, chega até a defender Peter e, seguramente ambos poderiam formar um casal mesmo que Peter não fosse picado pela aranha e não ganhasse seus poderes. Esse é um elemento cativante na trama, o que faz com que o Lagarto surja como uma ameaça real à segurança dos personagens e do próprio  Aranha.


Outro aspecto que vale a pena ressaltar, que pode até enfraquecer o filme aos olhos de uns, mas que serve para tornar (ou tentar tornar) o Homem Aranha mais “real”, ou pelo menos mais próximo da personalidade de um adolescente, é o fato da sua identidade não ser nem um pouco secreta, uma vez que temos que engolir uma cena em que o herói vai salvar uma criança e, para, eu diria, acalmá-la, retira a sua máscara, algo que acontece muito no longa. Inclusive, numas das cenas finais, em que o Aranha enfrenta seu vilão, em um determinado momento o Capitão Stacy, pai de Gwen “assume” a tarefa de enfrentar o Lagarto. Todavia, são esses elementos que acabam dando certo charme, eu diria, ao filme, ao expor a fragilidade de seus heróis. Aliás, o vilão surge uma pouco, eu diria, estereotipado ou mesmo caricato, mas se mostra adequado ao filme.


Outra característica interessante de notar é a nova roupa do herói e sua movimentação nas lutas com o Lagarto, mais ágil em seus movimentos aracnídeos, além do pontual senso de humor característico do personagem.


Assim termina a nova versão do clássico personagem da Marvel, de maneira agradável e com uma ponte para uma futura continuação, apesar dessa ponte ser construída através de pontas soltas do roteiro. Mas a interação entre Gwen e Peter é tão interessante e bonita que eu gostaria de ver um filme de Marc Webb sobre os dois, sem o Homem Aranha. Afinal, Peter  Gwen já são interessantes e complexos por si só.


OBSERVAÇÃO: Melhor participação do Stan Lee em filmes de personagens da Marvel.

Direção: Marc Webb

Elenco: Andrew Garfield , Emma Stone , Rhys Ifans , Martin Sheen , Sally Field , Denis Leary , Irrfan Khan , Campbell Scott , Embeth Davidtz , C. Thomas Howell

Roteiro: James Vanderbilt , Alvin Sargent , Steve Kloves

Fotografia: John Schwartzman

Música: James Horner

Montagem: Alan Edward Bell , Michael McCusker , Pietro Scalia

Design de Produção: J. Michael Riva

Figurino: Kym Barrett

Direção de Arte: Michael E. Goldman , Suzan Wexler

0 Amantes do cultcomentario até agora.

Postar um comentário

    Total de visualizações de página