Olá leitores, como já é tradição, faço a lista de todos os filmes assistidos no ano de 2022, os incríveis 219 títulos, que também incluem algumas minisséries e curtas-metragens. Nesses dias de pandemia conseguia manter uma média de quase um filme por dia, em 2021 foram 322 títulos. Com a retomada das atividades, estágio e conclusão do meu curso, essa média caiu um pouco.
Também deixo abaixo os 10 filmes que melhor avaliei no ano, com destaque para "Até os Ossos", filme controverso mas que adorei, principalmente no trabalho de trilha sonora de Trent Reznor & Atticus Ross, contando inclusive com uma canção original. Gostei um mais de "X" do que de "Pearl", dois hits do terror deste ano, por isso meu destaque vai para o primeiro longa. "Elvis" me impressionou bastante e me fez matar a saudade do estilo burlesco do seu diretor, Baz Luhrmann, que aqui cai como uma luva para a biografia do cantor. Minha história com "Tár" mostra a força de Cate Blanchett nesse filme. Ao terminar de assistir fui procurar informações sobre a biografada. Todavia, para a minha surpresa, a personagem é ficcional. Não só as várias citações a compositores e compositoras contemporâneas me induziram ao erro, mas a atuação de Blanchett, cheia de maneirismos e impostações, me sugeriram que a atriz emulava uma pessoa real. E isso mostra a força de "Tár", um filme feito sob medida para uma atriz gigante. A retomada de "Avatar" surpreendeu por me fazer gostar genuinamente de assistir um filme em 3D, tecnologia que tem sofrido nas mão pouco hábeis de diretores e produtores que desgastaram o efeito, bem como desgastaram o uso da captura de movimento em filmes filmados com cronogramas apertados que entregam gráficos pobres e pouco convincentes. "Avatar: O Caminho da Água" mostra que é possível juntar animação, live action e projeção 3D de maneira a criar uma unidade. Pra fechar, gostei muito de "Órfã 2: A Origem" pela maneira como o absurdo do enredo e os efeitos de computação farsescos articulam um ótimo filme B de horror à moda antiga, associando tensão e humor com uma dose de imprevisibilidade.
Sou bem ativo no Letterboxd, inclusive essa lista foi gerada lá, por isso os nomes aparecem todos em inglês mas trazem um link com a página do filme no site ao lado do ano de lançamento. A lista completa está disponível aqui. Quem quiser me acompanhar por lá é só clicar aqui. Feliz Ano Novo a todos.
Destaques lançados no Ano de 2022:
X
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Top Gun Maverick
Elvis
Órfã 2: A Origem
Postar um comentário