• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
terça-feira, 6 de abril de 2021 às 04:19 Postado por Gustavo Jacondino 0 Comments


Diversas vezes no cinema uma adição técnica surge. Desde a melhoria da imagem e o aumento da sua razão de aspecto, o acréscimo da cor e do som, o desenvolvimento de efeitos especiais cada vez mais rebuscados. E a cada inovação os profissionais eram obrigados a se reinventar e muitos perdiam permanentemente a sua colocação na indústria. Filmes como “O Artista” e “Cantando na Chuva” tratam dessas mudanças no contexto no advento do cinema sonoro e a dificuldade dos atores em se recolocar, pois passavam a ser avaliados inclusive pela voz.


Partindo do conflito da recolocação no mundo do trabalho, “Rebooted” é um curta-metragem de 12 minutos (disponível no YouTube) que acompanha a história de Phill, um esqueleto em stop-motion que se vê obsoleto diante dos modernos recursos de imagens geradas por computador (CGI) e tecnologias de captura de movimento. Phill é uma referência clara ao longa “Jasão e os Argonautas”, em que um exército de esqueletos brotava do chão para enfrentar os heróis, e o filme que Phill atuava recria essa cena em menor escala mas com muito charme, soando nostálgico quando rememora o uso de stop-motion em filmes live-action. Particularmente sempre achei eficiente o uso desse tipo de animação em monstros e criaturas fantásticas devido ao movimento característico e pouco realista em um objeto analógico e, consequentemente, real. Mas como se não bastasse “Rebooted” resgata a história dos efeitos ópticos e mecânicos com muito humor quando apresenta os amigos de Phill, um dinossauro animatrônico, um mostro de borracha, um pequeno dinossauro 2D e o famoso efeito CGI de metal líquido do popular T-1000 de “O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final”. A luta aqui é não deixar que "10,000 Sandals", o filme do passado que fora responsável pelo sucesso do protagonista, seja refilmado utilizando captura de movimento, e os desdobramentos dessa missão são hilários e até tocantes.


No desfecho “Rebooted” resgata aquela paixão que todo o artista tem pela sua arte e, sendo Phill um ator de papéis de monstro, fica clara a satisfação que sente por saber que ainda pode voltar a assustar como no passado.


Abaixo o curta completo disponível no YouTube e um vídeo dos bastidores.




Direção: Michael Shanks


Roteiro: Michael Shanks


Elenco: Glen Hunwick, Peter Paltos, Daniel Daperis, Michael Wahr, Holly Austin, Albert Garcia, Michael Shanks, Alex Cooke, Michelle Zintschenko, Nicholas Issell, Rennie Watson, Lee Beckhurst, Adam McKenzie, Nicholas Colla, Nicolette Minster, Sol Feldman




0 Amantes do cultcomentario até agora.

Postar um comentário

    Total de visualizações de página