• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
segunda-feira, 27 de agosto de 2012 às 10:16 Postado por Gustavo Jacondino 0 Comments


O primeiro filme das irmãs Wachowski se trata de um eficientíssimo suspense muito bem dosado de violência e sensualidade. Jennifer Tilly interpreta a mulher de um integrante da Máfia (Joe Pantoliano), que se envolve com uma ex-presidiária (Gina Gershon) e ao mesmo tempo em que fazem juras de amor armam um plano para fugir com uma grande quantia em dinheiro.


O filme consegue estabelecer um clima de suspense do início ao fim através de bem executados movimentos de câmera, câmeras altas, travellings, superando a limitação das poucas locações, uma vez que se passa a maior parte do tempo em ambientes fechados de quartos. Até mesmo soluções visuais que não contam com efeitos de computação soam elegantes, como a sequência em que uma personagem está ligando para a outra em quartos com parede lado a lado, e a câmera segue o caminho do fio do telefone até chegar ao outro quarto, usando só movimento de câmera e corte, contribuindo para essa narrativa em ambientes fechado. Mas não só a técnica se sobressai no filme, mas a sua história, escrita pela dupla, também consegue envolver, principalmente pelos rumos que um plano inicialmente brilhante vai tomando, só aumentando a tensão do filme. A sensualidade de Jennifer Tilly remete a uma femme fatalle noir e as sequências envolvendo ações da máfia e posteriores assassinatos conseguem remeter a uma brutalidade estilizada quase ao estilo de Tarantino.


Assim, "Ligadas pelo Desejo" é uma boa surpresa e uma recomendação para quem ainda não conhece e gosta das diretoras, famosas pela trilogia Matrix.


Direção: Lilly Wachowski, Lana Wachowski

Elenco: Jennifer Tilly, Gina Gershon, Joe Pantoliano, John P. Ryan, Christopher Meloni, Richard C. Sarafian, Barry Kivel, Mary Mara, Susie Bright, Margaret Smith, Peter Spellos, Ivan Kane, Kevin Michael Richardson, Gene Borkan

Produção: Lilly Wachowski, Lana Wachowski, Andrew Lazar, Stuart Boros, Pearl A. Lucero

Roteiro: Lilly Wachowski, Lana Wachowski

Montagem: Zach Staenberg

Fotografia: Bill Pope

Design de Produçao: Eve Cauley

Direção de Arte: Robert C. Goldstein, Andrea Dopaso

Compositor: Don Davis

Figurino: Lizzy Gardiner

0 Amantes do cultcomentario até agora.

Postar um comentário

    Total de visualizações de página