Com atraso, porém sem falhas, compartilho a minha lista de filmes assistidos, que conta com 105 filmes que eu assisti no último ano.
Destaque para Rivais (Challengers), meu favorito de 2024. Gostei muito de Queer também - grande ano para o diretor Luca Guadagnino. As minhas expectativas para o retorno de Walter Salles na direção eram altas, e foram atendidas no maravilhoso Ainda Estou Aqui, num dos filmes mais políticos do diretor, que utiliza uma linguagem clássica, sem floreios estéticos, o que faz com que o foco fique concentrado na potência da história.
No campo dos blockbusters, Duna – Parte 2 se mostrou superior ao seu antecessor, enquanto Furiosa trouxe uma abordagem distinta da que foi aplicada em Mad Max de 2015, adaptada a evolução da sua personagem. Entre os filmes de super-heróis, Madame Teia foi uma experiência… digamos, única.
Também aproveitei para assistir clássicos da pornochanchada e do cinema da Boca do Lixo, como A Mulher que Inventou o Amor (1979), Excitação (1977) e A Reencarnação do Sexo (1982). Assisti a alguns filmes de terror estadunidenses, como Freddy vs. Jason - 2003, A Casa do Medo - Incidente em Ghostland (Ghostland - 2018), Jogos Mortais X (Saw X - 2023) e Pague para Entrar, Reze para Sair (The Funhouse - 1981), pois acho que essas produções carregam uma verdade sobre o país em seu subtexto e uma liberdade de produção maior que filmes de grande orçamento, mesmo que quase sempre fiquem presas a clichês reconhecíveis.
Sou bem ativo no Letterboxd, inclusive essa lista foi gerada lá. Quem quiser me acompanhar é só clicar aqui.
Destaques de 2024
Postar um comentário