• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021 às 15:29 Postado por Gustavo Jacondino 0 Comments


Dizem que a limitação é a mãe da criatividade. Nada mais limitador do que a pandemia global que estamos vivendo. "Host", que conta a história de um grupo de amigos que se reúnem numa videoconferência no zoom para fazer um espécie de "sessão espírita", é um longa que abraça a limitação na sua forma.

Com a aparência de ter sido filmado numa videoconferência e trazendo efeitos visuais que facilmente imaginamos sendo replicados por qualquer pessoa que tenha um mínimo de experiência com programas de computador usuais, o longa usa a aparente simplicidade para gerar envolvimento no espectador, que se acostumou em se comunicar remotamente ou ver pessoas próximas fazendo isso, e investe numa trama tradicional de fantasma/entidade tantas vezes empregada no cinema e que já conhecemos cada clichê, mas que aqui ganha vida tanto pelo contexto em que vivemos como pela maneira que é empregada, sem exageros em criar jump scares e inclusive sendo capaz de gerar algumas imagens emblemáticas, como a máscara/filtro que paira no ar, as luzes que piscam ou as fotos tiradas em câmera polaroid.

É interessante notar que o inimigo invisível surge a partir de uma regra não cumprida por uma das participantes, algo que remete diretamente ao que vivemos com as regras de distanciamento social e a disseminação do coronavírus, o "inimigo" invisível do mundo real.

O longa peca somente em alguns ângulos e planos em que são difíceis de imaginar que sejam criados por uma pessoa carregando um laptop enquanto caminha.

"Host" é um filme que esbanja criatividade e conversa com o momento atual, remetendo muito a títulos como "Amizade Desfeita" e em menor grau com "Ratter" e tem tudo para se tornar aquilo que os primeiros "A Bruxa de Blair", "Atividade Paranormal" e "REC" foram em suas épocas.



Direção: Rob Savage

Roteiro: Rob Savage, Gemma Hurley, Jed Shepherd

Elenco: Haley Bishop, Jemma Moore, Emma Louise Webb, Radina Drandova, Caroline Ward 

Montagem: Brenna Rangott

0 Amantes do cultcomentario até agora.

Postar um comentário

    Total de visualizações de página