• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
domingo, 16 de fevereiro de 2014 às 16:01 Postado por Gustavo Jacondino 0 Comments

Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço. Sem comunicação com a base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.

Partindo de uma premissa muito simples, Alfonso Cuarón entrega uma Odisseia existencial que se utiliza dos perigos do espaço para dar forma à superação e paradoxalmente à submissão humana àquilo que de maneira perturbadora lhe domina: a natureza.

Alheia aos perigos do espaço, Stone também se encontra alheia aos perigos da autodestruição sugerida pelo seu trauma do passado, tornando a sua luta pela sobrevivência ainda mais penosa, árdua, porém catártica por representar o seu renascimento para a vida, visualmente bem representado pela sequência final.

Cuarón representa o espaço da maneira mais fidedigna possível que um filme de ficção pode ser, focando de maneira excepcional na interação com o meio, a maneira de se deslocar, os perigos do espaço. Cuarón conduz a filmagem como se sua câmera estivesse à deriva do espaço, junto aos seus personagens, sem se limitar, girando e viajando com tamanha liberdade, tornando o longa tecnicamente surpreendente.

Respeitando a Física num dos pontos mais fundamentais, e que muitos filmes passam por cima, a ausência de som no espaço, preenchida por sons diegéticos e pela respiração dos astronautas, só é substituída nos momentos de tensão pela trilha sonora, que carrega em si acordes que remetem de maneira pontual ao suspense, tensão e criam um bom substituto ao som do impacto dos destroços, inexistente no vácuo do espaço.

A fotografia de Emmanuel Lubezk cria com perfeição um ambiente que, apesar de amplo e aberto, por vezes de estabelece como claustrofóbico, gerando em dados momentos uma das mais belas imagens da Terra em perspectiva, aliada a uma tensão inigualável.

Num filme de noventa minutos que se passa unicamente no espaço, Cuarón constantemente prende a nossa atenção, ao mesmo tempo em que realiza planos longos e contemplativos, numa das maiores lutas pela sobrevivência já vistas no cinema.


Direção: Alfonso Cuarón


Elenco: George Clooney, Sandra Bullock, Ed Harris


Roteiro: Alfonso Cuarón, Jonás Cuarón

0 Amantes do cultcomentario até agora.

Postar um comentário

    Total de visualizações de página