• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
domingo, 5 de agosto de 2012 às 20:51 Postado por Gustavo Jacondino 0 Comments

 

O grande papel de Robert De Niro, em numa atuação soberba e nunca mais esquecida pela história do cinema, interpretando Travis Bickle, um motorista de táxi que, para a sua ruína, conhece como a palma de sua mão uma Nova York suja, drogada e prostituída, assim ficando embriagado por esse mundo, ao mesmo tempo que percebe sua impotência diante dele.

Como se não bastasse Travis não conhece e nem vive nada além daquele mundo. "Não acredito que alguém deva passar a vida centrado em si mesmo, morbidamente. Acredito que é preciso se tornar uma pessoa como outra qualquer". Mas no roteiro de Paul SchraderTravis já tinha ido longe demais. Ao tentar se inserir de maneira "normal" na sociedade ou tentando achar uma motivação para viver nela, Travis se envolve numa campanha política. Tentando construir uma relação, corteja a bela auxiliar de campanha Betsy (Cybill Sheperd). Todavia, ao falhar desastrosa e lamentavelmente, sua misantropia aumenta em intensidade. Em busca de um motivo, procura desconstruir a sociedade ao planejar um assassinato de um candidato à Presidência. Ao falhar novamente, tenta redimir a sociedade (e a si mesmo) entregando-se à missão suicida de resgatar uma prostituta menor de idade (Jodie Foster) de seu cafetão.


O filme é regido por elementos de cinema noir, evidenciado pela trilha jazzística de Bernard Herrmann como também pela narração de Travis. Taxi Driver funciona como um filme noir sombrio, só que visto pelos olhos, não de um policial, mas de uma pessoa comum, anônima, um ex-soldado cheio de traumas, sem a ajuda do Estado, que se torna um justiceiro. 


Em seu ato final, Travis resolve agir de maneira prática em relação ao que lhe inquietou durante todo o longa: simplesmente pega uma arma e ataca seus inimigos de maneira inconsequente dando uma resposta tão brutal quanto a que ele recebia dia após dia em sua rotina de mal-estar urbano. Mas Taxi Driver funciona também como uma bússola moral para o espectador, uma vez que a maneira como reagimos ao final (seja de maneira indiferente, seja apoiando a atitude de Travis ou reprovando-a, seja até interpretando aquele final como um sonho do próprio personagem) indica a maneira como vemos o mundo, o que achamos certo ou não ou que simplesmente estamos perdendo tempo em buscas de respostas que não existem.

Direção: Martin Scorsese

Elenco: Robert De Niro , Jodie Foster , Cybill Shepherd, Harvey Keitel, Albert Brooks, Peter Boyle,Victor Argo , Leonard Harris , Diahnne Abbott , Harry Northup , Martin Scorsese

Roteiro: Paul Schrader

Fotografia: Michael Chapman

Música: Bernard Herrmann

Montagem: Tom Rolf , Melvin Shapiro

Figurino: Ruth Morley

Direção de Arte: Charles Rosen

0 Amantes do cultcomentario até agora.

Postar um comentário

    Total de visualizações de página