• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
terça-feira, 7 de agosto de 2012 às 10:49 Postado por Gustavo Jacondino 0 Comments


 

Shame conta a história de Brandon, sujeito bem sucedido que vive em Nova York  interpretado por Michael Fassbender que tem problemas com relacionamentos, se entregando a uma vida sexual banal, frívola, sem limites. Até que sua irmã Sissy (Carey Mulligan) chega à cidade de surpresa e se hospeda em sua casa.



Já logo de início temos contato com a vida sexual de Brandon, analisada de maneira bem ritmada por Mcqueen, com auxílio de uma trilha que remete a uma tensão constante, não encontrando nenhum pudor ao enquadrar a nudez de Fassbender, sem que isso acabe soando apelativo. Na verdade o filme soa com a naturalidade de uma sinfonia humana, apresentando-nos a vida de Brandon numa cadência que evoca o cotidiano e nos concedendo uma noção de como suas atitudes podem evocar para si mesmo o título do filme (shame - vergonha).


O desempenho da autodestrutiva Sissy cantando New York New York está entre uma das cenas inesquecíveis do filme. Fassbender encarna o drama pessoal de seu personagem de maneira tão intensa, quase que de maneira estoica, que vemos realmente sua vergonha e escapismo sexuais como uma súplica de ajuda por conta de um passado a que não somos apresentados, mas que ecoa quando Brandon indaga a uma personagem em dado momento da trama se pudesse viver em outro lugar e em outra época, onde viveria. Ou mesmo quando Sissy afirma que eles não são más pessoas, mas que só vieram de um lugar ruim. A tentativa de Brandon de tentar consumar aquilo que poderia se tornar um relacionamento mais duradouro acaba lamentavelmente se tornando falho.  Que dizer da discussão dos irmãos, quando ao fundo a televisão passa algum desenho animado, insinuando que a origem de tudo aquilo está numa infância conturbada compartilhada pelos irmãos. Mesmo a tentativa de Sissy de reconstruir laços com o irmão acaba por desencadear uma onda de inconformismo neste que só pode ser atenuada por uma longa, intensa, violenta, misógina e inconfortável jornada sexual, e em Sissy fazendo jus à sua personalidade auto punitiva.


Com um final que soa até com uma chama de esperança, inconformismo e desconforto Mcqueen entrega ao espectador um desfecho aberto, simbólico, no sentido de que Mcqueen pode fechar um padrão visual com as cenas iniciais, e a maneira como a dubiedade reina naquele epílogo remete a dificuldade da decisão. Somos capazes de mudar? Mas a que custo, em que circunstâncias? São esses memoráveis pensamentos que o ótimo filme de Mcqueen evoca.


Direção: Steve McQueen

Elenco: Michael Fassbender , Carey Mulligan , Nicole Beharie , James Badge Dale

Roteiro: Steve McQueen , Abi Morgan

Fotografia: Sean Bobbitt

Música: Harry Escott

Montagem: Joe Walker

Design de Produção: Judy Becker , Charles Kulsziski

Figurino: David C. Robinson

0 Amantes do cultcomentario até agora.

Postar um comentário

    Total de visualizações de página